O jogo de futebol deve ser um espetáculo. A torcida tem que estar envolvida com o clube através de ações que a fidelizem e assim cria-se um ambiente agradável e interessante.
Ações especiais e o carinho para com a torcida são fundamentais para que tenhamos estádios lotados que incentivem o time em campo... é a lei de ação e reação.
Agora, não adianta um esforço tremendo de profissionais altamente qualificados e uma torcida feliz e presente e termos um time que fique aquém das expectativas nas partidas.
Futebol é um todo, é uma reunião de elementos que fazem de cada jogo uma festa inesquecível. O time pode até perder uma partida, mas se os jogadores se envolvem e “dão sangue”, como se diz, as coisas mudam de figura e os críticos de plantão são obrigados a ficar calados.
Foi lançado um produto, o ‘Guarafogão”, em parceria com o nosso principal patrocinador, o Guaraviton, que agitou a galera que esteve no estádio no último Domingo. Além de se ter a “Bebida Oficial do Botafogo”, que reverterá fundos para o clube, além dos valores de patrocínio, o Engenhão terá uma programação visual diferenciada e a torcida e os jogadores serão envolvidos por ações diferenciadas tendo em vista entretenimento e divulgação da marca.
O telão estará sendo usado para dirigir o público e foi lançado o “Mestre sem Cerimônias”, o “Jorge – O Alvinegro” que no Domingo promoveu gincanas entre torcedores, quizz que valeu camisetas e ovos de Páscoa.
O “Jorge” é o Botafoguense típico... aquele inspirado, apaixonado, vibrante e fiel ao Fogão.
Dá para perceber que o Marketing do Botafogo não brinca em serviço e pensa sempre no torcedor e nos seus patrocinadores.
Felizmente o Botafogo venceu o Friburguense e continua firme rumo ao título da Taça Rio.
Concluindo, reforça-se a minha tese de que um jogo de futebol hoje em dia não é só bola rolando... tem que haver integração da torcida envolvimento, brindes e tudo o que faça do momento um “acontecimento”, além, é claro, de uma boa performance da equipe em campo.
O mundo mudou, os conceitos mudaram, o futebol mudou, e poucos perceberam isso e continuam presos às condições ultrapassadas que têm feito o futebol Brasileiro ficar cada vez mais para trás.
Enquanto uns reclamam e xingam e criam casos, alguns outros trabalham seriamente pelo crescimento do Botafogo, mas continuo dizendo que não basta uma ou duas coisas funcionando bem. Futebol é uma reunião de elementos que fazem uma festa e enchem estádios.
É preciso um time competitivo, um elenco bem formado, jogadores com atitude positiva e comprometidos, um técnico líder e inteligente e uma torcida que apoia até nos maus momentos, porque no futebol existem maus momentos, só que eles não podem ser “eternos”.
Acredito fielmente que chegaremos lá, e essa hora está próxima, muito próxima, espero.
Precisamos ter as pessoas certas nos lugares certos, e isso, a partir de uma análise consistente e inteligente. Gritar, espernear, xingar, vaiar indiscriminadamente, puxar armas e bater nos outros nunca levou ninguém a lugar nenhum.
Tudo na vida, inclusive o futebol, deve ser conduzido com paixão e determinismo, com trabalho e honestidade... é o único jeito de conseguirmos as vitórias que tanto almejamos.
Renato Baptista
Nenhum comentário:
Postar um comentário