03/12/2011

Desabafando!!!

Ser Botafogo

Ser Botafogo é possuir uma espada de fogo e luz para enfrentar, iluminar e desbravar. É apreciar claras definições e alternativas extremas: a do branco e do negro. É ser súbito, safo, seguro de si. É saber o que quer e querer o que sabe.

É ser estrela, solitária ou solidária, é tomar partido, ousar e desbravar. Ser Botafogo mistura nobreza sem aristocracia com popularidade sem demagogia. É furar, varar, ultrapassar, chegar, enfrentar pedradas, tormentas e adversidades e sempre conhecer a melhor matéria do próprio sonho.

É insistir e crer onde os fracos desistem. É sobranceira, guerra, gorro, rasgo, Biriba, Carlito Rocha, Macaé e superstição. É adorar o embate para torrar e moer a emoção.

Ser Botafogo é clarão do alto da montanha, é esquina carioca, atrito, vontade de "saldanhar" a opressão, é águia, água-forte, firmeza, mais ciência e fúria que pausa ou vacilação.

Ser Botafogo é "garrinchar" a vida com a elegância de um Nilton Santos e as peraltices de Quarentinha. É gostar de peleja, vitalidade, capacidade de decidir, autenticidade, batida de limão, filé com fritas, passear na chuva, sanduíche de mortadela, filme de heroísmo, goleiro valente, contrastes intensos; é curar gripe com alho, mel e agrião.

Ser Botafogo é saber discordar da desconfiança. É deprimir-se e recolher-se até voltar a labareda. Aí é bater de frente, olhar firme, detestar receio, medo, pântano, mentira e derrisão. É conhecer o risco e ousá-lo e tudo fazer com categoria e vontade de viver. É vencer.

Ser Botafogo é não desistir de insistir, de teimar e buscar. É faca, fato, feito, festa, furor. Queimadura.

Ser Botafogo é buscar a forma nobre de competir e saber empunhar a estrela da vitória maior. É fazer da vida festa e furacão; flor e labareda; esperança e realização. 

(Texto de Artur da Távola)


Então eu acho o seguinte em um momento como o que passamos:

Contratar um técnico não é escolher um nome apenas...é preciso que ele tenha honra, inteligência e vista a camisa (não precisa torcer... me digam entre os nossos jogadores quem é torcedor do Botafogo de verdade)... técnico é confiança. 
Esse Oswaldo é campeão para japonês ver no meu entender... é fraco, morno, vai fazer o dele e se perder não vai estar nem aí... vamos esperar e depois vocês me dizem... sei o que digo. Mas vou torcer para ele encaixar no Botafogo e fazer uma limpa nesse monte de jogadores que envergonham a nossa camisa.
Vocês nunca vão me pegar defendendo algum perna de pau ou técnico despreparado só pq ele está no Botafogo... NUNCA!!! Sou consciente e sei o que vejo e penso.

Os jogadores vão e vêm, assim como técnicos, Presidentes e seja lá quem for, passam e o Botafogo fica... é isso mesmo, e é por isso que não admito incompetência arruinando a imagem do Botafogo.

E também não fico dormindo no barulho de me achar porque o Botafogo é time grande, é isso ou aquilo. Aí falam do Garrincha, do Nilton Santos, do Heleno de Freitas... e esquecem que esses caras construíram uma história que outros destruíram. Desde 1995 o Botafogo não é mais nada... não ganhou nada, não se impôs, não foi grande... estou errado? Túlio foi o último dos moicanos.

Não somos a maior torcida, não estamos nem entre os 100 times com elenco mais valorizado no mundo, não ganhamos título nacional e nem internacional... ou seja, qual a diferença do Grande Botafogo para qualquer outro time médio hoje? E não me falem que fomos campeões de Taça Guanabara e Taça Rio e do Carioca do ano passado... ganhar campeonato carioca é bater em morto... é um quadrangular apenas, os outros times são medíocres.

Agora, protestar, gritar falar, escrever isso tudo aqui sabe o que adianta? NADA! Os caras lá como em qualquer outro time dão é risada... ganham o deles e vão para casa... não se envolvem, não ficam tristes, não se importam a minima.... ou pode se importar com alguma coisa alguém que contrata um troncho com cara de abobado como o Felipe Menezes??? Aí tem, né?

Temos que voltar a sermos grandes, mas não na conversa... no campo... ganhando, jogando bem, sendo Campeões de alguma coisa importante... senão meus amigos, vamos passar o resto da vida cultuando o Garrincha e reclamando de arbitragem... chega, né?

Renato Baptista

Um comentário:

Anônimo disse...

Bróder Renato, passando por aqui e deixando um abraço em Preto & Branco. Falar do Botafogo é contar uma historia muito rica, é lembrar dos jogadores de qualidades inegáveis mas acima de tudoé saber que vivemos momentos unicos e que nos faz ser botafogo. Fussei tudo e não vi o Livro dos Torcedores e sua historias. O ruim do amadorismo atual é que estamos sempre começando do nivel 2. Antonio José.