19/05/2011

Brasileirão 2011 - Previsão de Naufrágio!

Brasileirão 2011 – Prova de FOGO!

E dia 21 de Maio tem início mais um Campeonato Brasileiro. Desta vez temos entre as vinte equipes participantes, quinze que são campeãs... isso mostra a princípio que o campeonato vai ser mais uma vez complicado.
Aliás, considero o Brasileirão o campeonato mais difícil do mundo, porque ele já começa com no mínimo seis ou oito pretendentes diretos ao título. Após a sexta rodada, começamos a ter uma visão mais clara do que vai acontecer em termos de emoção, pelo menos durante o primeiro turno.
Engraçado que aqui no Brasil os times demoram para engrenar. Todos vêm dos estaduais onde esquentam e se preparam, depois disso contratam reforços e começam absolutamente mornos o Brasileiro.
Alguns despontam rápido e outros entram nas suas mesmices crônicas de jogar para o lado e dando desculpas aqui e ali já que a coisa não vai, e tem início assim,  a dança dos técnicos.
Que mania essa de brasileiro de crucificar técnico sendo que o problema está, na maioria das vezes,  no time e na própria diretoria do clube. Mas alguém tem que pagar o pato quando a coisa não funciona e o time não decola.
Desta vez temos jogadores de nome por aqui. Eu disse de “nome”, não que ainda joguem alguma coisa... quero ver para crer. São os que retornam das suas investidas na Europa onde ficaram ricos e, na verdade, pouco se lixam para o campeonato. Uns não treinam coisa nenhuma, outros se machucam ou já vêm machucados e armam o circo, mas enfim... são ferramentas de marketing para empresas e para alavancar renda, até que o torcedor se toque que eles só dão toquinho de lado mesmo.
Então temos aí, Ronaldinho Gaúcho, que era um ídolo, meu ídolo, e que vou tirar até do meu time de botão porque virou um zero à esquerda, Luis Fabiano (machucado), Adriano (operado e desviado), Liedson (faz gol esse cara), Juninho Pernambucano que não sei se sabe chutar uma bola ainda (era craque)... e outros que fazem a torcida vibrar como Neymar, Ganso, Conca, Loco Abreu, D’Alessandro, Fábio (goleiro), Kléber, Valdivia (mais conversa que futebol) e outros que se destacam nesse pobre cenário do futebol brasileiro da atualidade.
Falando de Botafogo, a incógnita continua. Vem esse, vem aquele, proposta para aquele outro e na verdade continuamos na mesma. Joel Santana, que chegou como o “salvador da pátria”, depois de catorze meses dirigindo o Botafogo foi acusado de retranqueiro e viu ele e sua prancheta serem detonados de General Severiano.
Veio Caio Jr., que é, eu diria, apenas Caio Jr. E já que é ele e não se pode tirá-lo ainda, vamos em frente, esperando as contratações e a concretização dos sonhos de torcedores fanáticos que somos. Vamos ver qual o poder de fogo da Diretoria, que entendo, depende de dinheiro para comprar jogadores que resolvam, enfim... Há mais especulação que poesia no Botafogo hoje, e tudo é, como eu disse, uma grande incógnita.
Não se pode esquecer que cada jogo é uma final nesse campeonato e para se recuperar depois que o barco estiver fazendo água é uma encrenca danada.
Dos vinte clubes de ponta que jogam o campeonato, ainda caem quatro para a série B do ano que vem, e isso significa que quem cair terá menos dinheiro em caixa e uma dificuldade imensa de segurar um bom plantel no ano que vem. E futebol é planejamento, não imediatismo... é só ver os times na Europa como trabalham.
Vamos ver o que acontece porque na verdade, acredito, o futuro do Botafogo está no sucesso do Maicosuel e no bom entendimento entre o Caio Jr. e o Loco Abreu (prestem atenção nisso que acabei de dizer). Caso esses dois tenham alguma discórdia, a vaca vai para o brejo porque conhecemos bem como funcionam os bastidores do futebol quando um técnico perde a mão da coisa e sufoca o líder de opinião do grupo.
Tenho dito... continuando aflito, mas ciente de que a fé remove montanhas!

Renato Baptista
E... tem Fogão em campo?... sai da frente que vem gol aí!

Em tempo... ontem no Twitter, teve um enorme protesto contra a falta de palavra e inconsequência da Diretoria Botafoguense que não conseguiu absolutamente nenhum resultado em contratações.
Viajaram com nomes como Seedorf, Diego, etc... e não trouxeram NINGUÉM!
Gente com nariz de palhaço foi o que não faltou no protesto.
Para terminar... O nosso Presidente prometeu um time para disputar o título e esse foi o resultado. Não dá para entender o que aconteceu... acho que explicações só não vão resolver nada, e meu medo é começar de novo o vandalismo em General Severiano,,, o que além de não resolver, vai mostrar como temos junto a nós gente que não pensa... aliás, pelo visto, TÁ CHEIO DE GENTE ASSIM POR LÁ!

Nenhum comentário: