27/05/2011

Saudade de Uma Coisa Chamada... Futebol!

Saudade de uma Coisa Chamada... Futebol!

Tenho saudade do futebol bem jogado, do futebol arte, como diziam. Do futebol de dribles e arrancadas onde haviam jogadores que resolviam jogos com brilhantismo e determinação. Hoje se um jogador dá um chapéu no adversário, o time contrário sai para a briga imediatamente dizendo que não aceita humilhação. Então que sejam melhores e dêem dois chapéus ao invés de um, porque quem paga ingresso quer ver espetáculo, quer ver jogadas de cinema, como dizem... quer ver jogadas de jogadores que jogam como se fossem anjos do futebol, encantando o céu e a Terra, como era antes.
Tenho saudade do Torneio Rio/São Paulo, onde jogava simplesmente a nata do futebol Brasileiro e a gente via rivalidade, torcida, via um Botafogo e Santos que arrancavam aplausos da torcida pela plasticidade das jogadas e vontade dos jogadores em campo.
Tenho saudade do Campeonato Brasileiro de Seleções, onde víamos empenho e jogos sem igual movimentando torcedores que lotavam os estádios.
Tenho saudade de uma Seleção Brasileira que não tinha Afonsos e Dungas e nem Felipes Mellos e nem muito menos jogadores que são inventados. Tínhamos, antes, craques de verdade, tínhamos o melhor futebol do mundo. Tínhamos Rivellino, Careca, Nelinho, Luis Pereira, Gérson, Júnior, Falcão, Jairzinho, Romário, Bebeto, e um cara chamado Zico, entre tantos outros craques de primeiríssima linha.
Tenho saudade de campeonatos regionais disputados, onde os times pequenos tinham plantéis interessantes e não times de aluguel, como são hoje, que servem de prateleira para assessores e investidores donos de passes de promessas construídas e desastrosas.
Tenho saudade do futebol de Pelé e Garrincha. Das maluquices de um Túlio que fazia o vento virar gol. Tenho saudade de jogadores polêmicos e que não treinavam e nem eram atletas, apenas jogavam e arrasavam, como Neto, Romário, Renato Gaúcho, meu ídolo no futebol, e Sócrates.
Tenho saudade de jogadores que eram capazes da ganhar uma Copa do Mundo sozinhos.
Hoje vemos é o circo pegar fogo, vemos a Seleção Brasileira jogar de igual para igual com a maioria das seleções, vemos times até então grandes, sofrendo e padecendo e vivendo em cima do passado.
Tenho saudade das excursões dos times Brasileiros à Europa, onde haviam torneios e amistosos de excelente nível e bolsas fantásticas. Uma época em que um time como a minha Portuguesa de Desportos ia ao velho continente jogar e voltava com 20 partidas invictas, e jogando contra times de expressão... e por causa disso foi agraciada por três vezes com o prêmio “Fita Azul” da Federação Paulista e Jornal “A Gazeta”.
Tenho saudade de quando a minha outra paixão, o Botafogo, ganhava de 6 x 0 de uma Seleção da Holanda.
Tenho saudade de quando se ia a um estádio para torcer e não para ver animais carecas e fantasiados se trucidando.
Sinto saudade de uma coisa que existia antigamente chamada... Futebol!

Renato Baptista

Nenhum comentário: