20/03/2012

Botafogo, Diretoria, Jogadores, Elenco, Engenhão... visão crítica.

Pois é... bastou uma vitória daquelas bem "vitória" mesmo sobre um Vasco meio reserva para os ânimos se acalmarem. As críticas efusivas deram lugar à desconfiança natural dos Botafoguenses torcedores e todos relaxaram um pouco.
O fato é que o time jogou solto e soube se movimentar de forma diferente daquela que normalmente faz com a presença de Loco Abreu que é a referência do time na área. E vou dizer: É ótimo isso porque no futebol moderno não se pode ter um time preso a esquema e a jogadores, tudo depende do adversário que se vai enfrentar e dos jogadores disponíveis no dia do jogo. Temos que ter variantes e opções.
O Botafogo, queiram ou não, começou a esboçar um ELENCO, com a vinda de F.Gabriel e Andrezinho. esses dois mudaram a cara do time do meio para a frente. Quando veio F.Gabriel, muitos meteram o pau, o chamaram de mulambo (como se o futebol moderno e suas transações permitisse isso), enfim, falaram um monte. Eu disse aqui que se ele jogasse o que tinha jogado na minha Portuguesa antes de ir para o Japão, ele seria uma solução para o Fogão.
Parece-me que ficou provado o que eu disse, pois é um jogador diferenciado, inteligente e rápido. Sabe armar, defender e concluir... ou duvidam disso ainda? Fora que é articulado, sabe falar e se posicionar, e isso é fundamental numa equipe, ter jogadores inteligentes como ele e Loco Abreu ajuda muito.
Temos problemas apenas na zaga, nas laterais e nos dois volantes se pensarmos em substitutos. Para as duas laterais não temos ninguém além dos titulares, para a proteção da zaga temos apenas Lucas Zen, que para mim, com ou ZEN ele, tanto faz, e para a zaga temos Brinner e só. Se tivermos suspensões ou lesões nessas posições estamos fritos.
Então, apesar da omissão dos Senhores Barros e Silva, que só aparecem quando o time está voando e ganhando, nossa meia está bem e contamos com 4 jogadores de alto nível: Maicosuel, Elkeson, F.Gabriel e Andrezinho... você pode escolher 2 para entrar, ou 3 se sair o Herrera que alterna bons e maus momentos sempre. Com ou sem Loco Abreu dá para montar o time, mesmo que precisemos de um atacante que seja reserva do Loco (Herrera não é esse cara).
Acho que apesar dos desesperos estamos indo bem e montando o time que vai ter a cara do Brasileiro, se eles, os dirigentes, não pararem de trabalhar com o pensamento voltado para a equipe.
Temos ainda os meninos da base que estão, até então, preservados de incautas precipitações. É só olhar a mulambada que tem jogado com o Negueba, o D.Maurício, o Muralha e o Luis Antonio e tem tomado só pau quando eles estão em campo. De todos, só o Muralha segura a onda a meu ver.
Nossos jovens são muito, mas muito melhores que esses 4 da concorrência e uma hora precisam mostrar serviço, se bem que Willian teve chance e não deu conta do recado e Jéfferson foi uma surpresa boa. O menino é bom de bola demais, é jóia a ser lapidada mesmo. Os outros não sei como seriam, no caso de Sassá (que não chuta bem ao gol ainda) e o outro que quebrou o pé, o Vitinho (que azar).
Aos poucos saberemos os que serão nossos futuros ídolos, é só irem entrando e jogando e mostrando serviço.
Sendo assim, começa-se a delinear o que será o Botafogo para esse restinho de ano que falta... rs. Os ruins já começam a ocupar seu lugar que é longe do Botafogo e os bons vão se estabelecendo.

Acho brilhante o trabalho que a Presidência tem feito, porque com calma e trabalho vem ajustando tudo em General Severiano, apesar dos críticos de plantão que são mais imediatistas do que torcedores e acabam arruinando tudo o que têm pela frente antes mesmo de se tentar trabalhar. As dívidas estão sendo pagas, exageros em contratações malucas não são feitos e pensa-se a médio prazo. Isso é SOLUÇÂO, mesmo que a gente sofra como torcedor nesse meio de caminho, vendo o time se esgoelar contra um Treze da Paraíba que pode até ser arrasado nessa quarta-feira (acredito que será assim).

Podem gritar, espernear, xingar, maldizer, ter ataques e convulsões, acho que o Botafogo, mesmo com tropeços, vai indo na direção certa e colheremos o resultado disso quando menos esperarmos. Aí, os críticos alucinados ficarão quietinhos, ou melhor, estarão gritando: FOOOOGGGGGOOOOOO!!!! com resignação.

Tudo na vida é acreditar, é postura, é saber escolher caminhos. Se não der certo, que se recomece, é o que eles estãs tentando fazer, agora, se nesse meio tempo eu tiver que falar mal de algo que sinto estar errado, eu falo, assim como todos têm o direito de falar, mas construtivamente.

Em tempo: Talvez o Marketing do Botafogo acerte com o UFC a realização do evento de Junho (etapa Brasil) no Engenhão. O Evento ia ser em São Paulo, mas parece-me que está mudando tudo. Se der certo isso, podem contar com R$ 1,8 Milhão no bolso só de aluguel. Aí quero ver nego vir dizer que perdemos um mando de campo no Engenhão num Domingo e isso é desrespeito com a torcida ou coisa que o valha.
O mundo mudou, os negócios e o pensamento em marketing evoluíram, mesmo que tenha muita coisa errada por aí, e temos que aproveitar o nosso estádio tão lindo para gerar receita para o clube... é por aí.

Aos retrógrados e aos pessimistas exaltados, as batatas!

Renato Baptista

Nenhum comentário: